Publicação da Edição 41.1

Informamos com grande satisfação que a Revista Tecnologia publicou a Edição 41.1, disponível em https://periodicos.unifor.br/tec/issue/view/506. Convidamos a navegar no sumário da Revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Abaixo um recorte do Editorial, autoria do Prof. Márcio Pessoa Botto, professor e pesquisador desta Instituição, no qual destaca tão bem este momento que a comunidade acadêmico-científica está vivenciando:

"Devido às características de propagação e transmissibilidade do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a pandemia da Covid-19 está sendo considerada um evento único, sem precedentes na história recente da humanidade. Os impactos produzidos pela pandemia não são apenas no âmbito da saúde pública, mas também econômicos, sociais, científicos e políticos em todos os países do mundo, apesar de tais impactos ainda serem parcialmente desconhecidos, pois estão ocorrendo e, ao mesmo tempo, sendo analisados pela ciência.

Dentro do contexto da ciência, a pandemia expôs para o mundo o quão importante a pesquisa científica é para a sociedade e para o desenvolvimento de uma nação, embora recentemente tão desacreditada por muitos. A procura incessante por soluções e a dedicação à publicação com o propósito de construir e disseminar o conhecimento são atributos do pesquisador científico, profissional que atua em todas as áreas da ciência, como tecnológica, humana, da saúde ou do meio ambiente. Vivemos, atualmente, em uma sociedade tecnológica e avançada graças ao esforço e à dedicação desses profissionais.

Neste momento de crise mundial e de distanciamento social, os pesquisadores demostram sua capacidade de persistir, de ter resiliência e de se unir em busca do conhecimento científico. Em diversas universidades, pesquisadores voltam suas pesquisas para a compreensão da Covid-19. São pesquisadores das mais diversas áreas unidos e colaborando por um único objetivo: entender e combater o novo coronavírus.

Além disso, nessa pandemia, os dados produzidos pelos pesquisadores estão sendo colocados em repositórios, para que a troca de informações e a análise dos dados por parte de colegas seja feita da forma mais célere possível, tendo como resultado direto o melhoramento do projeto e da pesquisa. A solidariedade e a colaboração entre os pesquisadores já são características marcantes deste período, em que o mais importante é a difusão de informações científicas e confiáveis para os trabalhadores na linha de frente.

Neste contexto, a edição 41.1/2020 da Revista Tecnologia da Unifor traz, de forma cristalina, exemplos de pesquisas que buscam melhor compreender a dinâmica do SARS-CoV-2, possíveis rotas de transmissão e seus efeitos, bem como propor soluções.

(...)

É neste momento, de tanta informação falsa divulgada na internet como verdadeira, que os resultados científicos devem ser reconhecidos e divulgados como o principal instrumento na tomada de decisão de uma situação-problema. A Revista Tecnologia da Unifor demonstra o seu compromisso de estar sempre transferindo esse saber técnico e científico, contribuindo para o avanço tecnológico da sociedade."

Agradecemos o apoio contínuo em nosso trabalho, ao tempo em que solicitamos divulgar a Revista Tecnologia junto aos colegas das comunidades acadêmicas local, nacional e internacional para publicação de seus estudos e pesquisas na área tecnológica. Nosso periódico é de fluxo contínuo, sempre aberto às novas submissões.

Obrigada aos docentes que dispensaram parte do seu precioso tempo para avaliar os artigos submetidos, ressaltando que esta contribuição é imensamente importante para mantermos a periodicidade, item indispensável para pleitearmos uma qualificação melhor junto à Plataforma Sucupira (Qualis).


Atenciosamente,

Márcia Thelma Rios D. Marino
Editora Executiva
Emanuela Paula Martins
Secretária Executiva
Universidade de Fortaleza – Unifor
E-mail: revistatecnologia@unifor.br