Análise da qualidade acústica das salas de aula das escolas públicas municipais de Itajubá-MG

Autores

  • Luiz Felipe Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Renan Gaspar M. Moraes Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Tempo de reverberação. Salas de aula. Qualidade acústica.

Resumo

A qualidade acústica de uma sala de aula, representada pelo Tempo de Reverberação (TR), é relevante no processo de aprendizagem, sobretudo para crianças na fase de alfabetização. Este estudo avaliou a qualidade acústica das salas de aula das escolas de ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Itajubá (MG). Foram estimados os valores dos TR pela aplicação da fórmula de Sabine. Constatou-se que nenhuma das salas analisadas apresentou o valor recomendado de TR, que é de 0,4 a 0,6 s. Em relação ao nível de ruído ambiente, somente em 30% das salas foram registrados valores adequados, de 40 a 50 dB(A). A instalação hipotética de painéis absorventes específicos foi discutida, como possível intervenção para saneamento acústico. Avaliações posteriores que compreendam medições do TR são recomendadas. As questões concernentes à qualidade acústica, dada a sua importância, devem ser consideradas na fase de projeto de unidades de ensino.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Silva, L. F., & Moraes, R. G. M. (2019). Análise da qualidade acústica das salas de aula das escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Revista Tecnologia, 30(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/1051

Edição

Seção

Artigos