Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no estado do Ceará.

Autores

  • José Carlos Lopes da Silva Júnior
  • Marcos Antonio Pinheiro Barbosa Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

ergonomia, qualidade de vida no trabalho, condições ambientais, condições organizacionais de trabalho, serviços de manutenção.

Resumo

O presente estudo de caso foi realizado no setor de manutenção em uma indústria no estado do Ceará. A partir dos conceitos de ergonomia, organização do trabalho, condições ambientais e organizacionais no ambiente laboral e qualidade de vida no trabalho, estudou-se a influência das condições ambientais e organizacionais de trabalho na qualidade de vida dos trabalhadores e sua relação com a qualidade dos serviços de manutenção de máquinas e equipamentos. Utilizou-se como metodologia observações e entrevistas informais com os trabalhadores do setor, bem como um instrumento de avaliação elaborado a partir das informações obtidas das entrevistas. Através do instrumento de avaliação, foi possível elaborar a caracterização da qualidade de vida no trabalho para os trabalhadores do setor. Desta forma, no final do trabalho são dadas recomendações para elevar a qualidade de vida no trabalho desses trabalhadores no que se refere às condições ambientais e organizacionais de trabalho e conseqüentemente melhorar a qualidade dos serviços de manutenção da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

da Silva Júnior, J. C. L., & Barbosa, M. A. P. (2009). Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no estado do Ceará. Revista Tecnologia, 26(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/106

Edição

Seção

Artigos