Estudo de método para identificação de panelas e remendos em pavimentos urbanos com a utilização de UAS quadrirrotor

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Arielle Elias Arantes, Paulo de Souza Lima Neto

Resumo


O uso de sistemas aéreos não tripulados (Unoccupied Aerial Systems – UAS) para estudos na área de pavimentação rodoviária e urbana ainda é incipiente no Brasil. Nesse sentido, este artigo avaliou o potencial de um UAS quadrirrotor para identificar defeitos superficiais, do tipo panela e remendo, em pavimentos urbanos, empregando dois métodos de levantamentos (grid e linear) e quatro alturas de voo (30, 40, 50 e 60 m), comparando as medidas realizadas nos mosaicos fotogramétricos com as medidas efetuadas in loco em revestimento asfáltico. Os erros do levantamento variaram de 1,21% nas medidas de comprimento dos remendos, utilizando o método linear, a 4,82% nas medidas de largura das panelas, utilizando o método grid. Observou-se, ainda, que os erros aumentaram com o aumento da altura de voo, porém apresentando coeficiente de determinação (R2) superior a 0,90, mostrando-se um método viável para identificação de defeitos de superfície em vias urbanas.

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DOI: https://doi.org/10.5020/23180730.2020.10838

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