Análise do potencial de aplicação do lean thinking ao fluxo de negócios a partir de estudo de caso em empreendimento comercial.

Autores

  • Tathiana dos Reis
  • Flávio Augusto Picchi Unicamp

Palavras-chave:

Mentalidade enxuta, fluxo de negócios, construção civil.

Resumo

O cenário atual da economia mundial exige, cada vez mais, o aumento da qualidade do produto oferecido e uma maior produtividade. Para entrar em sintonia com esse mercado, têm sido adotado na construção civil, sistema de gestão de qualidade e nova tecnologias que proporcionem maior rapidez na execução da obra. No entanto, uma grande parcela do tempo necessário para entrega de um novo empreendimento corresponde às atividades que chamamos de fluxo de negócios, que são basicamente atividades que abrangem as etapas de incorporação, e não construção, tais como aprovações, etc. O objetivo desse trabalho é analisar de maneira exploratória, através de estudo de caso, o potencial de aplicação da filosofia chamada de Lean Thinking, para identificar e minimizar desperdícios comercial. Concluímos discutindo as possibilidades de aplicação desses conceitos às atividades levantadas, e um estado futuro é proposto, incorporando essas possibilidades, de forma a vislumbrarmos os resultados potenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

dos Reis, T., & Picchi, F. A. (2009). Análise do potencial de aplicação do lean thinking ao fluxo de negócios a partir de estudo de caso em empreendimento comercial. Revista Tecnologia, 24(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/135

Edição

Seção

Artigos