O Modelo do sistema energético de hidrogênio solar e o Estado do Ceará

Autores

  • Rodrigo Alves Patrício UNIFOR
  • Natasha Esteves Batista Universidade Estadual do Ceará - UFC
  • Thiago Do Carmo Sousa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonia Débora Sales Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Elissandro Monteiro do Sacramento Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lutero Carmo de Lima Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade de São Paulo - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.7-35

Resumo

O modelo computacional do sistema energético à base de hidrogênio advindo da energia solar é estudado neste artigo. Desde a sua criação, em 1975, o modelo computacional foi aplicado para diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Em 2007, o modelo foi adaptado para o estado do Ceará, devido ao seu altíssimo potencial de energias renováveis, principalmente as energias solar e eólica. O modelo considera inter-relações de parâmetros, tais como população, demanda energética e Produto Interno Bruto per capita da região onde é aplicado; além disso, faz estimativas em longo prazo da produção de hidrogênio via energia solar. Preço da energia, área necessária para os painéis fotovoltaicos, capacidade da usina de dessalinização, investimentos de capital, custo de operação e manutenção, impactos socioeconômicos e ambientais também são incluídos no modelo, que sofreu adaptações para o estado do Ceará, incluindo a energia eólica e gás natural. O objetivo é o desenvolvimento sustentável desse importante estado da federação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves Patrício, UNIFOR

Licenciado em Física, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente é Professor de Física da UNIFOR e participa também de atividades de pesquisa na área de energias renováveis, como energia solar e eólica, com ênfase na Economia do Hidrogênio.

Natasha Esteves Batista, Universidade Estadual do Ceará - UFC

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará(2014). Atualmente é Mestrando em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará.

Thiago Do Carmo Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha no CMACFA (Curso de Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas) da UECE como aluno de Iniciação Científica. No curso de Graduação em Física, atuou como Monitor Acadêmico de Termodinâmica do programa PROMAC (Programa de Monitoria Acadêmica) da UECE. No CMACFA atua no laboratório de pesquisas em Energia Solar Fotovoltaica, Energia Eólica e Tecnologias do Hidrogênio, com ênfase em pesquisas de Sistemas Fotovoltaicos Integrados à Rede Elétrica de Baixa Tensão e desenvolvimento de novos modelos de turbinas eólicas. Fora do âmbito da universidade atua como colaborador de desenvolvimento de novas tecnologias na empresa ENERGY GREEN do Brasil com ênfase em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica.

Antonia Débora Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química (2007), Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas (2010) e Doutorado em Biotecnologia na Universidade Estadual do Ceará, realizou Doutorado Sanduíche no Institut National de La Recherche Agronomique (INRA) na França (2014). Pós-doutora pelo Programa Ciências sem Fronteiras (PDJ/CNPq/UECE). Tem experiência em Biotecnologia da Reprodução, Criopreservação e Cultivo in vitro. É Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, vinculada à Universidade Estadual do Ceará. Atuando no projeto: Desenvolvimento de repositor hidroeletrolítico e suplemento energético à base de água de coco em pó (ACP) para atletas. Professora, da disciplina de Química Geral do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Elissandro Monteiro do Sacramento, Universidade Federal do Ceará - UFC

Eletrotécnico, Físico e Engenheiro Mecânico, possuindo o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2015). Realiza pesquisas envolvendo os seguintes temas: energia eólica, energia solar, biomassa, biocombustíveis, economia do hidrogênio e planejamento energético. Leciona disciplinas no curso de Física do IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Lutero Carmo de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade de São Paulo - UFC

Universidade de São Paulo, respectivamente. Pós-Doutorado no Clean Energy Research Institute da Universidade de Miami. Foi bolsista Fulbright, Vice Presidente da PHI BETA DELTA, chapter Beta Theta, Honor Society for International Scholars e nomeado para o ENI Award 2016.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Patrício, R. A., Batista, N. E., Sousa, T. D. C., Sales, A. D., Sacramento, E. M. do, & de Lima, L. C. (2016). O Modelo do sistema energético de hidrogênio solar e o Estado do Ceará. Revista Tecnologia, 35(1/2), 7–35. https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.7-35

Edição

Seção

Artigos