O modelo NAVMO como ferramenta da hidroinformática para simulação hidrológica em grandes bacias no semi-árido da Paraíba.

Autores

  • Eduardo E. Figueiredo
  • Katiana de Araújo Lima
  • Dayane Carvalho da Costa

Palavras-chave:

Hidroinformática. Modelo distribuído. Modelagem do escoamento.

Resumo

A Hidroinformática é uma denominação recente dada ao campo de aplicação de tecnologias para tratamento de informações, análises e simulações da quantificação e uso eficiente da água em hidráulica, hidrologia, qualidade de água, gestão, etc. Nesse sentido, os modelos de simulação hidrológica são ferramentas poderosas da hidroinformática, os quais são utilizados para modelar o escoamento em bacias hidrográficas. Neste trabalho, descreve-se a modelagem do escoamento em grandes bacias no semi-árido da Paraíba, realizada com o modelo distribuído NAVMO. Os detalhes da modelagem e resultados são apresentados e discutidos para as bacias do sistema Piranhas-Açu e para a parte do baixo rio Paraíba/PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Figueiredo, E. E., Lima, K. de A., & da Costa, D. C. (2009). O modelo NAVMO como ferramenta da hidroinformática para simulação hidrológica em grandes bacias no semi-árido da Paraíba. Revista Tecnologia, 29(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/45

Edição

Seção

Artigos