Software livre SisLLLin para solução de sistemas lineares grandes e esparsos e sua integração ao software de CFD FluidoSSS

Autores

  • Lauro Cássio Martins de Paula PUC Goiá
  • Leandro Barra Santana de Souza Universidade federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

esenvolveu-se neste trabalho um software de uso irrestrito e código aberto, em linguagem C++, para solução iterativa de sistemas lineares. Os métodos clássicos Jacobi e Gauss-Seidel foram implementados juntamente com BiCGStab e BiCGStab(2), em destaque na literatura contemporânea para solução de sistemas grandes e esparsos. Em sua primeira aplicação, o software SisLin foi integrado ao software FluidoSSS de dinâmica dos fluidos computacional, também em desenvolvimento nessa linha de pesquisa e de uso irrestrito, para simulação numérica de um escoamento bidimensional de fluido incompressível sob pressão. Mil sistemas lineares de 1.200 equações foram resolvidos para comparação da velocidade de convergência dos quatro métodos. Especificamente neste estudo inicial, constatou-se uma equivalência entre BiCGStab e BiCGStab(2) e a superioridade de ambos em relação aos métodos Jacobi e Gauss-Seidel. O software foi desenvolvido com interface gráfica e fácil entrada de dados, buscando-se aplicações didáticas nas diversas áreas da Ciência que envolvem a solução de sistemas lineares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Cássio Martins de Paula, PUC Goiá

Possui Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Matemática Computacional, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2012) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014). Atualmente, está concluindo o Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em associação com a UFG (2018), é professor universitário, revisor de periódicos científicos e membro de grupos de pesquisa. Nos últimos cinco anos, tem obtido importantes publicações de artigos científicos em conferências e periódicos internacionais, além de prêmios de excelência em pesquisa científica. Tem interesse em problemas e aplicações que envolvem: computação científica, computação paralela, solução de sistemas lineares, algoritmos evolutivos, meta-heurísticas bioinspiradas e otimização multi-objetivo.

Leandro Barra Santana de Souza, Universidade federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciência da Computação e Bacharelado em Administração de Empresas. É especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais. Atualmente faz mestrado em Ciências da Computação, na área de redes, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Paula, L. C. M. de, & de Souza, L. B. S. (2012). Software livre SisLLLin para solução de sistemas lineares grandes e esparsos e sua integração ao software de CFD FluidoSSS. Revista Tecnologia, 33(2), 112–121. Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/4583

Edição

Seção

Artigos