Identificação de um motor de indução trifásico aplicado para posicionamento utilizando modelo de Hammerstein

Autores

  • Lucas Rabelo Rebouças Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
  • Antônio Barbosa de Souza Júnior Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Tobias Rafael Fernandes Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2015.V36.1/2.7-17

Resumo

Este trabalho apresenta a identificação de um motor de indução trifásico, do tipo gaiola de esquilo, utilizado como servoposicionador, empregando-se o modelo não linear de Hammerstein, o qual é composto por um bloco estático não linear seguido de um bloco linear dinâmico. A representação de um processo através de um modelo não linear visa melhorar o seu desempenho, pois consegue representar as dinâmicas existentes no processo. Utilizou-se um potenciômetro de baixo custo para a realimentação do sistema, o que provoca ruídos, fazendo com que a técnica não linear seja ainda mais importante, além de suportar variações nos parâmetros do sistema, inerentes ao processo. Ao final do trabalho, é realizada a validação do modelo estimado, comparando-o com os dados coletados experimentalmente e avaliando-se seu desempenho através de índices de validação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Rabelo Rebouças, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Fortaleza (2008). Atualmente é analista pleno de sistemas técnicos da Companhia Energética do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica (Texto informado pelo autor)

Antônio Barbosa de Souza Júnior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará em 2014. Tendo como área de estudo, robótica, controle preditivo, lógica fuzzy e acionamento de máquinas, em especial, o motor de indução gaiola de esquilo utilizando DSP para servoposicionamento. Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010/2014), Tendo como área de estudo, robótica, controle preditivo, lógica fuzzy e acionamento de máquinas, em especial, o motor de indução gaiola de esquilo utilizando DSP para servoposicionamento.

Tobias Rafael Fernandes Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrotécnica pela Universidade de Fortaleza (2004), mestrado em Mestrado Em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Darmstadt (2012). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: maquinas elétricas, eletrônica de potencia e automação industrial.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Rebouças, L. R., Júnior, A. B. de S., & Neto, T. R. F. (2016). Identificação de um motor de indução trifásico aplicado para posicionamento utilizando modelo de Hammerstein. Revista Tecnologia, 36(1/2), 7–17. https://doi.org/10.5020/23180730.2015.V36.1/2.7-17

Edição

Seção

Artigos