Análise numérica da pressão de colapso de anéis cilíndricos compostos com carregamento de pressão externa

Autores

  • Silvestre Carvalho de Oliveira Junior Universidade Federal do Ceara
  • Francisco Mourão Farias Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Roberto Lins de Macedo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.36-44

Resumo

A pressão de colapso de modelos numéricos de dutos constituídos de metal-compósito é avaliada através da utilização de anéis cilíndricos de comprimento unitário. Os modelos foram desenvolvidos e analisados utilizando o método dos Elementos Finitos, através do programa Solidworks Simulation Premium (2012). Os anéis são constituídos de uma camada interna de alumínio (metal) e outra externa de material compósito à base de fibra de vidro (bidirecional) e resina epóxi. A camada de alumínio é modelada como um material elástico-plástico, com encruamento não linear. A camada externa de material compósito é modelada como material ortotrópico elástico linear. Imperfeições geométricas na forma de ovalização são adicionadas aos modelos. O efeito da adesão entre as camadas é simulado numericamente através de duas condições de contato na interface: adesão perfeita e falta de adesão. Os resultados são comparados com modelos experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvestre Carvalho de Oliveira Junior, Universidade Federal do Ceara

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceara, Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ ). Doutor em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) com área de concentração em Tecnologia Submarina e Materiais Compósitos. Tem experiência na área de Modelagem Numérica com o desenvolvimento de Modelos Numéricos utilizando o Método dos Elementos Finitos e Elemento de Contorno. Atua também na área de modelagem matemática em estruturas submarinas e em projetos de comunicação acústica. Atuou na área de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas como estagiário e engenheiro civil na área de projeto de edifícios em concreto armado.

Francisco Mourão Farias, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará(1973), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1980) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1987). Atualmente é Pesquisador da ARMTEC Tecnologia em Robótica LTDA. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Trinca, Fadiga, Plataforma marítima, Elementos finitos.

Antonio Roberto Lins de Macedo, Universidade de Fortaleza

Formado em Engenharia Eletrônica (2004) pela Universidade de Fortaleza/UNIFOR, Especialista em Engenharia de Petróleo (2014) pela UNIFOR, Diplomado pela Escola Superior de Guerra em Gestão de Recursos de Defesa(2014) e Mestrando em Eng. de Telecomunicações (2013- ) IFCE. Coordena e ou é pesquisador em projetos P,D&I nas seguintes áreas: - Robótica Terrestre e Aquática militar e civil; - Tecnologia de plantas industriais e equipamentos para o setor de Petróleo e Gás - Tecnologia em Materiais Compósitos Estruturais - Redes de Sensores Sem Fio em Comunicação Acústica Subaquática. Detentor de cerca de 40 prêmios e reconhecimentos em Inovação e Gestão - FINEP, PETROBRAS, CNI, SIEMENS, SEBRAE, ABIMAQ, ANPEI, IEL, entre outros. Professor do Centro de Ciência Tecnológicas, Assessor da Coordenação de Graduação Tecnológica em Petróleo e Gás, Co-Lider do Grupo de Pesquisa em Petróleo, Gás e Sistemas de Energia, Membro do Comitê Gestor do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo - PRH-53 da Universidade de Fortaleza, Diretor Executivo - P&D da ARMTEC Tecnologia em Robótica - Empresa Estratégica de Defesa, Diretor-Conselheiro (2010-2013;2014-2018) do Conselho Nacional da Indústria de Máquinas e Equipamentos CONIMAQ da Associação Brasileira da indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ, Conselheiro do Conselho de Tecnologia da Associação Brasileira da indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ, Membro do Comitê Temático de Fomento à Inovação e do Comitê Temático de Relações Grandes e MPME s como Alavanca para a Inovação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras ANPEI, foi Conselheiro do Conselho Temático de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC, foi Membro da Comissão Organizadora da Quarta Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação MCTI e foi Membro 3rd US-BRAZIL INNOVATION SUMMIT Gov. Brasil/Gov. USA. Palestrante Internacional e Consultor de Empresas.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Oliveira Junior, S. C. de, Farias, F. M., & Macedo, A. R. L. de. (2016). Análise numérica da pressão de colapso de anéis cilíndricos compostos com carregamento de pressão externa. Revista Tecnologia, 35(1/2), 36–44. https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.36-44

Edição

Seção

Artigos