Estudo experimental de pilares curtos de concreto armado reforçados com PRFC

Autores

  • Mara Bruna Silveira Muniz UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Ricardo José Silva Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7277

Resumo

Segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014), uma estrutura, ou parte dela, atinge um estado limite quando se torna inutilizável ou quando deixa de atender os requisitos para a qual foi projetada. As exigências fundamentais para que uma edificação seja considerada adequada para o seu uso engloba segurança, funcionalidade e durabilidade. Justamente nesse viés encontra-se o objetivo do presente trabalho, reforçar pilares de concreto armado através de polímero de fibra de carbono a fim de comparar sua eficiência em relação à peça que não foi reforçada. Foram produzidos seis pilares com dimensões de 50 cm de altura por 10 cm de largura, onde foram separados em dois grupos, o primeiro contendo três pilares com excentricidade igual a zero, dos quais dois receberam reforço e um pilar de referência, ou seja, não recebeu reforço; o segundo grupo também é composto de três pilares, porém com excentricidade igual a 2 cm, onde dois foram reforçados com polímero de fibra de carbono e um pilar de referência. Conclui-se que o reforço se mostrou eficiente em ambas as situações, tanto na aplicação de carga concêntrica quanto na aplicação de carga excêntrica. Sendo o uso das fibras a 90º do eixo vertical mais apropriada para cargas concêntricas e o uso de fibras a 45º do eixo vertical para cargas excêntricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Bruna Silveira Muniz, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

ACADÊMICA DO 10º SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. ATUO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO TRABALHOS JUNTAMENTE COM MEU ORIENTADOR NA ÁREA DE ESTRUTURAS, COM O GRUPO DE PESQUISA EM ESTRUTURAS E MATERIAIS - GEM.

Ricardo José Silva Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Professor da Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Doutor em Estruturas pela UnB / Imperial College – London, Líder do Grupo de Pesquisa em Estruturas e Materiais – GEM.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silveira Muniz, M. B., & Silva Carvalho, R. J. (2018). Estudo experimental de pilares curtos de concreto armado reforçados com PRFC. Revista Tecnologia, 39(1), 1–10. https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7277

Edição

Seção

Artigos