Simulação do uso de telhados verdes prontos para atenuação de enchentes urbanas: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe como estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2018.8014

Resumo

O crescimento urbano das cidades tem ocasionado uma maior impermeabilização do solo, provocando assim, um aumento do escoamento superficial, dos picos de vazão e dos pontos de alagamentos. No Brasil ainda predominam as técnicas convencionais de drenagem, em que o escoamento é transferido para os pontos de jusante da bacia. Tal situação torna necessário a implantação do conceito de cidades sustentáveis, sendo que uma das ações para se obter uma maior e melhor qualidade de vida nas grandes cidades é a utilização de “telhados verdes” em residências e edifícios. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva simular a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes prontos de diferentes modelos e capacidades de retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Aracaju, e estimar o volume de água pluvial jogado no sistema de drenagem urbano em ambos os telhados, e posteriormente, realizar o estudo da redução de vazão conseguida em cada caso simulado. Para realização da simulação foram utilizados quatro sistemas de telhado verdes prontos, com capacidades de retenção de água variando de 25 l/m² até 160 l/m², e considerados os dados pluviométricos diários dos anos de 2011 e 2012. Os resultados mostram uma redução do volume de água jogado no sistema de drenagem variando de 76,54% até 96,64% para os diferentes sistemas. Conclui-se com os resultados obtidos que a utilização desses sistemas, pode contribuir significativamente com a redução das enchentes urbanas, desde que, seu uso seja coletivo, e inserido na urbanização das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zacarias Caetano Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil (2009) e mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2011) na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande .Atualmente é Professor Efetivo do IFS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Aracaju.

Sheilla Costa dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UNB (2009), Especialização em Geotecnologias pelo CEFET/SE, Especialização em Gestão Urbana e Ambiental pela UNIT (2007),Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNIT (2002). Atualmente é Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Aracaju, Professor titular do Instituto Federal de Sergipe e Coordenador do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos IFS/Petrobras. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão urbana, desenho industrial, projetos arquitetônicos e construções, reutilização de cerâmica e propriedade intelectual. Líder do Grupo de Pesquisa IFS/CNPQ Urbanismo e Sustentabilidade, desde 2012; Participa do Grupo de Pesquisa Projeto, Paisagem e Sustentabilidade, desde 2010; Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial de Ambientes Costeiros, desde 2014.

Givaldo Barbosa da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (Prodema). Ë professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe desde 1996. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Sustentabilidade na Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de leitura da imagem urbana, memória urbana, leitura da imagem, patrimõnio histórico, desenvolvimento sustentável, certificação ambiental.

Karinne Santiago Almeida Dantas, Instituto Federa de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (1999). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Design de Produtos pela UNEB-BA. Já ministrou aulas na UNIT (Universidade Tiradentes) e UFS (Universidade Federal de Sergipe), à época como professora temporária. Atualmente é funcionária pública federal pelo IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe), habilitada em concurso público de provas e títulos, instituído pelo edital de no. 16/2011/IFS, de 28/10/2011, publicado no DOU de 31/10/2011, homologado através do Edital de no. 07/2012 de 15/03/2012, publicado no DOU de 16/03/2012. Exerce o cargo de professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Coordenadora do Cursos de Edificações (Subsequente e Integrado) do Campus Aracaju.

Eugênio Figueiredo de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal da Paraíba (1989), graduação em ENGENHARIA DE MINAS pela Universidade Federal de Campina Grande (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (1999). Atualmente é Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em exercício na Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe na função de Superintendente-Substituto e Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Minas e Gestão Pública com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção Civil; Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos; Geotecnia; Pavimentos; Projeto; Fundação; Planejamento, Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização de Obras de Grande Porte, Livre Docência no Ensino Médio Profissionalizante e Superior e Programas e Ações do Governo Federal no tocante ao Programa de Aceleração do Crescimento - PAC e Gestão do Patrimônio da União

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Vieira, Z. C., Santos, S. C. dos, Silva, G. B. da, Almeida Dantas, K. S., & Albuquerque, E. F. de. (2018). Simulação do uso de telhados verdes prontos para atenuação de enchentes urbanas: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe como estudo de caso. Revista Tecnologia, 39(2), 1–13. https://doi.org/10.5020/23180730.2018.8014

Edição

Seção

Artigos