Análise dos dados de vento gerados no Projeto Reanalysis do NCEP/NCAR para futuras aplicações no cálculo do potencial eólico em regiões do estado do Ceará.

Autores

  • Cícero Fernandes A. Vieira
  • Clodoaldo Campos dos Santos
  • Francisco José Lopes de Lima
  • Rafael Aragão Magalhães
  • Emerson Mariano da Silva

Palavras-chave:

Vento. Recursos eólicos. Reanalysis.

Resumo

Nesse trabalho avalia-se o possível uso das séries de dados de velocidade e direção do vento geradas no projeto Reanalysis do National Centers for Environmental Prediction/National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR) na quantifi cação dos recursos eólicos em duas regiões (litorânea, Localizada no Município de Barroquinha, e Continental, Município de Jaguaruana) no Estado do Ceará, a fi m de apoiar a instalação de futuros projetos de centrais eólicas na região. A avaliação é feita através do cálculo dos coefi cientes de correlação estatística (mensal) entre as séries de dados do vento observados e de Reanalysis. Os dados observados de Barroquinha - CE e de Jaguaruana - CE, a 10 metros de altura em estações meteorológicas de superfície, são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), respectivamente. Os resultados encontrados para as regiões e seus respectivos períodos estudados levam a conclusão de que as séries de Reanalysis não fornecem confi abilidade para o uso sugerido acima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vieira, C. F. A., dos Santos, C. C., de Lima, F. J. L., Magalhães, R. A., & da Silva, E. M. (2009). Análise dos dados de vento gerados no Projeto Reanalysis do NCEP/NCAR para futuras aplicações no cálculo do potencial eólico em regiões do estado do Ceará. Revista Tecnologia, 27(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/81

Edição

Seção

Artigos