Diagnóstico do saneamento básico do município de Pindoretama-CE: proposta de prognóstico de água e esgoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8172

Resumo

Com a promulgação da Lei Federal n.º 11.445/2007, os municípios foram obrigados a elaborar o planejamento da infraestrutura e ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. O documento gerado dessa ferramenta é denominado de Plano Municipal de Saneamento Básico. Nesse contexto, encaixa-se o município de Pindoretama/CE, com população estimada de 22 mil habitantes. A metodologia consistiu na aquisição e tratamento de dados em órgãos oficiais e dados primários, com consulta à prestadora local dos serviços, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Foi estimado um crescimento populacional do município com uma taxa 2,16% e a previsão de custo para atender ao aumento da demanda baseou-se em tabelas oficiais do governo. O diagnóstico indicou que 37,25% da população é abastecida por rede de distribuição de água, 50,14% possuem abastecimento de água através de poços ou nascentes, e 12,61% são abastecidos por outras formas de abastecimento. Quanto ao esgotamento sanitário, 99% dos efluentes são lançados em sistemas inadequados de tratamento e 36% da população não possui banheiro. O prognóstico indicou que será necessária a ampliação do sistema de abastecimento de água no município, com redução de perdas e instalação de estações de tratamento de água para as zonas urbanas. Quanto ao esgotamento, as zonas urbanas deverão implantar estações de tratamento de esgoto. Para a zona rural, deverão ser implantados sistemas individuais de abastecimento de água e fossas sépticas. O custo estimado para as ações foi de R$ 95.6 milhões ao longo dos 20 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jorgiana Ferreira Dantas, Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA

Possui graduação em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia CENTEC-Cariri (2008), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas (2013), bolsista de doutorado sanduiche pela CAPES na Universidad de Valência/Espanha. Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, Engenharia Agrícola, Sensoriamento Remoto e Expressão Gráfica com ênfase em Recursos Hídricos e Geoprocessamento Ambiental.

Antônio Natanael Costa Sancho, Universidade Federal de Minas Gerais -(UFMG)

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Ateneu, Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi monitor da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (2010) e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Ambiental (2010 - 2014), no qual trabalhou em pesquisas na área de Saneamento Ambiental e na organização de eventos relacionados ao tema. É adulto voluntário da União dos Escoteiros do Brasil desde 2010. Trabalhou como analista ambiental na empresa Implement Gestão (2014-2015). Atuou como Engenheiro na Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece (2015 - 2018).

José Jeová Ferreira Júnior, Universidade de Fortaleza - Unifor

Graduado em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade de Fortaleza - Unifor, Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Dantas, M. J. F., Sancho, A. N. C., & Júnior, J. J. F. (2019). Diagnóstico do saneamento básico do município de Pindoretama-CE: proposta de prognóstico de água e esgoto. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8172

Edição

Seção

Artigos