Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio da análise digital de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8595

Resumo

A macrotextura é um parâmetro da aderência pneu-pavimento, que, apesar de ser uma das características mais importantes na segurança viária, sua avaliação não é comumente realizada no Brasil. Além disso, os procedimentos recomendados de mensuração da macrotextura ainda são constituídos por ensaios tradicionais que envolvem a interrupção de tráfego por longos períodos. Por outro lado, o desenvolvimento de tecnologias, associadas aos avanços da computação, geraram técnicas como o Processamento Digital de Imagens (PDI), que tem mostrado resultados satisfatórios na avaliação da textura de pavimentos. O presente trabalho busca realizar uma análise comparativa entre valores de profundidade média de macrotextura e os resultados obtidos com a aplicação do PDI em imagens de pavimentos. Para tanto, foram escolhidos pontos em pavimentos asfálticos em serviço localizados no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foram coletadas imagens com uma câmera de digital e processadas com a utilização do software Matlab. Posteriormente foi realizado o ensaio da Mancha de Areia. Com os resultados do PDI e do ensaio foi verificada a existência de correlação entre os dados, tendo como base os valores do coeficiente de determinação (R²). Com o desenvolvimento deste trabalho, percebeu-se que o PDI consegue obter resultados satisfatórios na verificação da macrotextura. Porém, a análise das imagens para um único limiar não apresentou correlação adequada, devido às particularidades de cada imagem, como cor e brilho. De forma geral, verificou-se que é possível desenvolver métodos mais eficientes de avaliação de macrotextura, a partir da análise digital de imagens.

Biografia do Autor

Elisa da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2018). Foi bolsista de Iniciação Científica na área de Engenharia Estrutural (2015/2016) e de Gerência de Pavimentos (2017/2018).

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Trasnportes, da Universidade Federal do Ceará. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers – ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

Sousa, E. da S., & Oliveira, F. H. L. de. (2019). Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio da análise digital de imagens. Revista Tecnologia, 40(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.8595

Edição

Seção

Artigos