A Formatação do BDI para orçamentos de obras de edificações em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em Fortaleza – CE.

Autores

  • Wandemberg Tavares Júnior Universidade de Fortaleza
  • Michael de Lima Construtora Granito Ltda.

Palavras-chave:

Construção civil. Orçamentação. BDI.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir mecanismos de orçamentação para licitações de obras da construção civil, enfatizando-se o estudo da formatação do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), visto que poucas empresas de pequeno porte apresentam o domínio ou até mesmo controle dessa formatação em relação às suas obras. Utilizou-se como estudo de caso uma empresa de pequeno porte, na cidade de Fortaleza – CE. Como resultado desta pesquisa, ficou constatada a necessidade de uma determinação racional do BDI em construtoras de pequeno porte, proporcionando uma obtenção de melhorias no processo de orçamentação de obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Júnior, W. T., & de Lima, M. (2009). A Formatação do BDI para orçamentos de obras de edificações em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em Fortaleza – CE. Revista Tecnologia, 27(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/90

Edição

Seção

Artigos