Construção e instrumentação de pavimentos asfálticos submetidos ao Simulador de Grande Porte (SGP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9269

Resumo

A instrumentação com sensores é uma tecnologia relativamente recente para a pavimentação. Outra metodologia ainda embrionária no Brasil é o uso de simuladores de tráfego, no entanto, a sua utilização permite acelerar as falhas nos pavimentos em um curto espaço de tempo. Dessa forma, esta pesquisa visa apresentar a experiência quanto à construção, instrumentação e à aceleração das degradações nos pavimentos a partir da passagem de um Simulador de Grande Porte (SGP) no Ceará. Para isso, 02 trechos experimentais foram construídos e submetidos ao SGP, sendo 01 trecho devidamente instrumentado. Para avaliação dos dados obtidos pela instrumentação (pressão, deformação, umidade e temperatura), utilizou-se a programação Python. Por meio dos termopares foi possível perceber a concordância das temperaturas utilizadas em ensaios laboratoriais de materiais asfálticos, contemplando as temperaturas que ocorrem na parte inferior do revestimento asfáltico em campo. Os sensores de umidade indicaram que as camadas de base e sub-base apresentaram umidades cerca de 4% abaixo da umidade ótima. Os extensômetros e as células de carga permitiram determinar os valores de deformações e pressões. Por fim, incentiva-se o prosseguimento da coleta de dados por meio da instrumentação em campo, algo ainda incipiente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juceline Batista dos Santos Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em Estruturas, principalmente em alvenaria estrutural. Hoje, atua na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, desempenhando atividades nos seguintes temas: projeto, construção e monitoramento de pavimentos asfálticos; dosagem e caracterização mecânica de misturas asfálticas; análise e dimensionamento de pavimentos.

Jorge Barbosa Soares, Fundação Cearense de Apoio de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Engenheiro Civil pela UFC (1991). MSc. (1994) e Ph.D. (1997) em Engenharia Civil pela Texas A&M University. É Professor Titular da UFC, Diretor de Inovação da FUNCAP desde 2015, já foi Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, e também Diretor de Pesquisa do Centro de Tecnologia da UFC. Coordena o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra). É Diretor da International Society for Asphalt Pavements, integra a Comissão de Asfalto do IBP/ABNT desde 2003, é Editor Associado da Revista Transportes da ANPET, membro do Corpo Editorial do International Journal of Road Materials and Pavement Design, e revisor das principais revistas internacionais da área de pavimentação. Recebeu diversos prêmios, entre eles, 4 vezes o Prêmio Petrobras de Tecnologia, 3 vezes o CNT, ABPv, IBP, Mário Kabalen Reston. Já formou mais de 40 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), orientou 8 pós-doutorandos, e possui mais de 300 publicações nos principais periódicos e congressos técnico/científicos nacionais e internacionais na área de pavimentação.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

Bastos, J. B. dos S., & Soares, J. B. (2019). Construção e instrumentação de pavimentos asfálticos submetidos ao Simulador de Grande Porte (SGP). Revista Tecnologia, 40(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9269

Edição

Seção

Artigos