Difusão da inovação tecnológica: um estudo sobre a difusão da energia elétrica fotovoltaica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9810

Resumo

O Brasil possui, devido às características de seu território e clima, um grande potencial para a geração de energia elétrica fotovoltaica. Quando comparado a países líderes na utilização desse tipo de tecnologia, como a Alemanha, o Japão e a Itália, o Brasil apresenta um potencial superior, com suas regiões menos favorecidas em termos de incidência de radiação solar apresentando os mesmos níveis das regiões de maior incidência daqueles países. Apesar dessas características, a difusão da tecnologia de geração de energia elétrica fotovoltaica distribuída ainda não ocorre de forma significativa no País. O presente artigo tem por objetivo analisar o atual estágio de difusão da geração de energia elétrica fotovoltaica distribuída no Brasil, identificando suas características e os fatores que a têm determinado. O método empregado para se chegar a esse objetivo foi o estudo da legislação brasileira que regula o setor, a análise dos dados relativos às unidades geradoras registradas na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e estudos de correlação desses dados com informações sociodemográficas e solarimétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues da Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestre em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialista em financeiros pela Universidade Mackenzie. Graduado em Engenharia elétrica pelo Centro Universitario da FEI.

Orlando Roque da Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Graduado em Administração pelo Centro Universitário SantAnna, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi professor do programa de mestrado e doutorado em engenharia de produção da Unimep, atualmente é professor de administração na Universidade Paulista e coordenador e professor do Programa de Mestrado em Governança Corporativa no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Seus interesses de pesquisas incluem a modelagem e a simulação de sistemas complexos artificiais e naturais e na otimização e controle de sistemas dinâmicos. Sua pesquisa atual está concentrada na modelagem da cadeia produtiva bovina. É membro da System Dynamics Society.Foi um dos ganhadores do 59º prêmio Jabuti de melhor livro na categoria Engenharia, Tecnologia e Informática.

Fonttamara Leite Lima, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Graduada em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Cursando Mestrado Acadêmico em Administração e Assistente editorial da Revista Metropolitana de Sustentabilidade - FMU Docente no Complexo Universitário FMU/FIAM FAAM e na Universidade Anhembi Morumbi Consultora de Recursos Humanos Autora do livro Tópicos Avançados em Gestão Comercial (publicação setembro/2019 - Ed SENAC)

Wellington Fernando Bastos, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Graduado em Ciência da Computação pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA (2007) e Especialista pela FGV (2011). Atualmente docente ? UNIP, FMU e CPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de dados, desenvolvimento de Software para web e aplicativos mobile

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, F. R. da, Silva, O. R. da, Lima, F. L., & Bastos, W. F. (2019). Difusão da inovação tecnológica: um estudo sobre a difusão da energia elétrica fotovoltaica no Brasil. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9810

Edição

Seção

Artigos