Medições da rigidez do solo para previsão da estabilidade da camada de cobertura de um aterro sanitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9942

Resumo

Esta pesquisa utilizou um equipamento chamado Humboldt GeoGauge™, muito aplicado na avaliação da qualidade da compactação dos solos em obras de engenharia civil, para medir a rigidez da camada de cobertura (bermas e talude) de uma parte do maior aterro sanitário do estado do Ceará, em processo de encerramento da sua vida útil. Foram escolhidos nove locais, sendo três na berma inferior, três no talude e três na berma superior. Em cada ponto foram extraídas três leituras da rigidez do solo e do módulo de deformação para obtenção de uma média. Os resultados mostraram que as bermas são mais rígidas que o talude, indicando uma maior e menor compactação do solo, respectivamente. Cinco pontos foram classificados como fracamente rígidos e os outros quatro pontos, como rígidos. Tais resultados foram discutidos no contexto de outros importantes parâmetros do aterro estudado: teor de umidade do solo e dos resíduos; presença de gases; permeabilidade e granulometria dos solos; e presença ou ausência de fissuras/trincas sobre a cobertura, considerando diversas abordagens da literatura. O Humboldt GeoGauge™ mostrou-se extremamente viável e adequado para a medição da rigidez dos solos da camada de cobertura do aterro sanitário em questão, abrindo, inclusive, novas linhas de investigação para a engenharia sanitária e ambiental e, principalmente, para o controle geotécnico desses empreendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Castro Freire, Universidade Federal do Ceará - UFC

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza (2017). Tem experiência em Ciências Ambientais, com ênfase para Gestão Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia Ambiental (treinamentos de análises microbiológicas para alunos de graduação e pós-graduação da área ambiental), Resíduos Sólidos e Aterros Sanitários (monitoramento e diagnóstico do aproveitamento energético de resíduos e da geotecnia de aterros).

Roberto Antônio Cordeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1989), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é professor pleno i - Secretaria da Educação Básica e outro (especifique) da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: solos, lagoa, erosão, geotécnica e oxigênio.

Francisco Carlos Henrique Pio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando em andamento em Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Eliana Dantas Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará(2013), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Edificações pelo INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ- CAMPUS FORTALEZA(2015) e ensino-medio-segundo-graupela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade.(2011). Atualmente é Estagiário do Consórcio Metro Service. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Gemmelle Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/CE), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Saúde Pública (Linha: Produção, Ambiente e Saúde) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia Civil (Linha: Saneamento Ambiental) pela UFC. Professor Efetivo do IFCE (Campus Fortaleza) na Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Engenharia Civil e no Mestrado em Tecnologia em Gestão Ambiental (PGTGA). Atualmente desenvolve atividades na área de gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Freire, S. C., da Silva, R. A. C., Pio de Oliveira, F. C. H., Ribeiro, E. D., & Santos, G. O. (2019). Medições da rigidez do solo para previsão da estabilidade da camada de cobertura de um aterro sanitário. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9942

Edição

Seção

Artigos