Simulação numérica da propagação de um pulso quasisoliton sob a ação de GVD por meio do método das diferenças finitas no domínio do tempo

Autores

  • Francisco Tadeu de Carvalho Belchior Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Paulo Victor Ferreira Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Dayse Gonçalves Correia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Alisson da Conceição Ferreira Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Lucas Pinheiro de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Tiago Mourão Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Glendo de Freitas Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
  • Wilton Bezerra de Fraga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.45-54

Resumo

Neste trabalho, o método FDTD (diferenças finitas no domínio do tempo) foi usado para modelar numericamente a propagação de um pulso quasi-soliton em uma fibra padrão sob efeito apenas de GVD (Dispersão de velocidade de grupo), obtendo-se, assim, uma solução numérica para a equação de propagação de um pulso em fibra óptica monomodo. Foi descrito em detalhes o esquema de funcionamento do método e o modo como ele foi adaptado para a solução. Após a implementação numérica, foi possível verificar diversas propriedades físicas, tais como a lei de conservação de energia, a dispersão do pulso (alargamento temporal), além de se constatar uma considerável precisão do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Gonçalves Correia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Docente da área de Sistemas e Redes de Telecomunicações e Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Telemática no IFCE - campus Tauá, Mestra em Engenharia de Telecomunicações no IFCE-Fortaleza (Linha de pesquisa: MO - Microondas com Óptica integrada) com foco em simulações numéricas e/ou experimentos na aplicação de efeitos em fibras ópticas convencionais e fibras de cristal fotônico no Laboratório de Fotônica do IFCE, tendo como orientador Prof. Dr. Glendo de Freitas Guimarães. Especializanda em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Faculdade Ateneu. Formação Acadêmica: Engenheira de Telecomunicações (2013), Tecnóloga em Telemática (2007) e Técnica em Telecomunicações (2003) pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Experiência de mercado: Especialista Técnica em Serviços de Telecomunicações na Embratel gerenciando redes de backbone óptico SDH / DWDM / IP, como Técnica de Headend na empresa NET Fortaleza atuando principalmente nos ajustes do sinal da rede HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) e como Técnica de Mantenção III na empresa TV Jangadeiro efetuando ajustes em links de microondas para as transmissões ao vivo da emissora, bem como equalizações nos sinais analógicos e digitais dos sistemas de rádio (FM 88,9 MHz) e TV (Canal 12). "Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.

Alisson da Conceição Ferreira, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Doutor em Engenharia de Teleinformática (Universidade Federal do Ceará, 2011). Mestre em Engenharia de Teleinformática (Universidade Federal do Ceará, 2008). Graduado em Licenciatura em Física (Universidade Federal do Ceará, 2006). Técnico em Telecomunicações (IFCE, 1996). Área de Concentração: Eletromagnetismo Aplicado. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dispositivos ópticos, Dispositivos de Fibras Ópticas, Interferômetro de Sagnac, NOLM, Não-linearidade Kerr Relaxada, Modulação por Amplitude de Pulsos (PAM), Acopladores Duplos Simétricos, Chaveamento Não-Linear e Portas Lógicas Ópticas. Atua no Ensino de Física, no Ensino de Engenharia e Formação Docente.

Lucas Pinheiro de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Cursa Mestrado em Engenharia de Telecomunicações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela mesma instituição. Possui experiência em Engenharia de Telecomunicações com ênfase nas áreas de Sistemas Embarcados, Comunicações Ópticas e Sensoriamento Óptico

Tiago Mourão Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuou como pesquisador no Fotônica Laboratório do próprio IFCE, onde executou simulações numéricas de dispositivos ópticos para fomentar a escrita de artigos científicos e auxiliou o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica com ênfase em sensoriamento óptico de corrente e tensão aplicados a rede de distribuição de baixa e média tensão.

Wilton Bezerra de Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Bolsista de Produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap (BPI) de julho de 2010 a setembro de 2014. Possui graduação em Fisica Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor do ensino básico tec. e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE(), Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Telecomunicações em Nível de Mestrado no IFCE Campus Fortaleza, Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia da Computação e Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, pesquisador no Laboratório de Fotônica e LOCEM - Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - UFC. Coordenador do Programa de Pós Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Polo IFCE/UVA). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Engenharia de Teleinformática, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de componentes eletrônicos e ópticos.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Magalhães, F. T. de C. B., Pinto, P. V. F., Correia, D. G., Ferreira, A. da C., de Moura, L. P., e Sá Cavalcante, D. do N., Pessoa, T. M., Guimarães, G. de F., & de Fraga, W. B. (2016). Simulação numérica da propagação de um pulso quasisoliton sob a ação de GVD por meio do método das diferenças finitas no domínio do tempo. Revista Tecnologia, 35(1/2), 45–54. https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.45-54

Edição

Seção

Artigos