Aplicação da Matriz de Leopold como ferramenta de avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma fábrica de botijões

Autores

  • Leonardo Gondim Cavalcante Universidade de Fortaleza
  • Adriana de Oliveira Sousa Leite Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.111-124

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da avaliação ambiental do processo de fabricação de cilindros de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (gás GLP) de uma indústria (fábrica de botijões) no Estado do Ceará. O método de avaliação utilizado foi a construção de matrizes de Leopold modificadas. Ela trabalha com o conceitos de interação entre ações do empreendimento e fatores ambientais, avaliando potenciais impactos ambientais potenciais, sendo analisadas questões referentes à significância, frequência, importância e criticidade de cada interação. A matriz contém em sua estrutura todas as atuações humanas relacionadas às atividades/etapas do processo de fabricação (eixo vertical), bem como os âmbitos físicos, biológicos e socioculturais, potencialmente afetados por estes processos (eixo horizontal). A geração de resíduos sólidos perigosos oriundos das atividades de fabricação de botijões são os aspectos ambientais que requerem maior atenção, sendo necessário o desenvolvimento de propostas de medidas de mitigação baseadas no princípio da tecnologia limpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Gondim Cavalcante, Universidade de Fortaleza

"Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Estagiário atuando na área de Impactos Ambientais gerados em processos de fabricação de eletrodomésticos da "linha branca". Experiência em Gestão Ambiental, processos de Tratamento de Efluentes e programas de melhorias ambientais de água e redução de custos resíduos na empresa ESMALTEC S/A.

Adriana de Oliveira Sousa Leite, Universidade de Fortaleza

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1994). Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1999). Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2004). É professora doutora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFOR. Compõe o grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental onde desenvolve trabalhos em parceria com o departamento de solos da UFC. Auxilia em pesquisas relacionados aos estudos de corrosão no Laboratório de Pesquisa em Corrosão da UFC. Atua, profissionalmente, em processos químicos gerais tendo foco no tratamento de superfícies, pintura industrial, esmaltação e processos de tratamento de água e efluentes. Experiência em sistema de gerenciamento da qualidade, rotina de produção, gerenciamento de despesas e programas de redução de custos na área de aços laminados a frio e químicos. Coordena os laboratórios de controle de produção e desenvolvimento da Esmaltec, com equipe de analistas e auxiliares de processos químicos, dando suporte a produção e engenharia de produto do seguimento de linha branca.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Cavalcante, L. G., & Leite, A. de O. S. (2016). Aplicação da Matriz de Leopold como ferramenta de avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma fábrica de botijões. Revista Tecnologia, 37(1/2), 111–124. https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.111-124

Edição

Seção

Artigos