Estudo de método para identificação de panelas e remendos em pavimentos urbanos com a utilização de UAS quadrirrotor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2020.10838

Resumo

O uso de sistemas aéreos não tripulados (Unoccupied Aerial Systems – UAS) para estudos na área de pavimentação rodoviária e urbana ainda é incipiente no Brasil. Nesse sentido, este artigo avaliou o potencial de um UAS quadrirrotor para identificar defeitos superficiais, do tipo panela e remendo, em pavimentos urbanos, empregando dois métodos de levantamentos (grid e linear) e quatro alturas de voo (30, 40, 50 e 60 m), comparando as medidas realizadas nos mosaicos fotogramétricos com as medidas efetuadas in loco em revestimento asfáltico. Os erros do levantamento variaram de 1,21% nas medidas de comprimento dos remendos, utilizando o método linear, a 4,82% nas medidas de largura das panelas, utilizando o método grid. Observou-se, ainda, que os erros aumentaram com o aumento da altura de voo, porém apresentando coeficiente de determinação (R2) superior a 0,90, mostrando-se um método viável para identificação de defeitos de superfície em vias urbanas.

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Biografia do Autor

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento de Engenharia de Transportes (DET) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN)

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers - ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

Arielle Elias Arantes, Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia de Transportes

Graduada em Ciências Ambientais, mestre em Geografia e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Foi pesquisadora no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás desde 2009, com participação em diversos projetos voltados para estudos da produtividade e da capacidade de suporte das pastagens, a partir do uso de séries temporais de imagens de resolução moderada e métodos fenológicos e de tendências. Atualmente é professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará

Paulo de Souza Lima Neto, Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia de Transportes

Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Oliveira, F. H. L. de, Arantes, A. E., & Lima Neto, P. de S. (2020). Estudo de método para identificação de panelas e remendos em pavimentos urbanos com a utilização de UAS quadrirrotor. Revista Tecnologia, 41(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2020.10838

Edição

Seção

Artigos