Simulação do controle de posição de um motor de indução trifásico utilizando controle vetorial indireto com controle de malha de corrente.

Autores

  • Eber de Castro Diniz Universidade de Fortaleza
  • Halisson Alves de Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Hélder E. Cavalcante Freire Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Controle vetorial. Controladores PID. Método do relé. Método de Ziegler-Nichols modificado.

Resumo

O princípio do controle vetorial para uma máquina de corrente alternada fornece ferramentas suficientes para se perfazer controle de um motor de indução trifásico (MIT) de maneira análoga a um motor de corrente contínua (DC). O controle vetorial de correntes e tensões é resultado de um controle na orientação espacial dos campos eletromagnéticos da máquina, sendo por isso denominado orientador de campo (BLASCHKE, 1971). Os esquemas de controle de campo orientado provêm um avanço significativo no desempenho dinâmico de máquinas CA. O método mais comum de controle de posição e de conjugado, que se tornou padrão industrial (CASADEI et al, 2002), utiliza o princípio da orientação de campo nos quais a velocidade do rotor é medida ou estimada pela posição do rotor e a freqüência de escorregamento, conseguindo-se assim a freqüência de alimentação do estator. A presença de uma malha de corrente de modo a melhorar a performance do sistema pode ser vista como custo adicional na hora da formulação de um produto final. Sendo assim, este documento propõe um estudo comparativo entre um controle vetorial indireto com malha e sem malha de corrente, de modo a fornecer subsídios ao projetista sobre a escolha de que tipo de controle mais se adeqüa às necessidades do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-05-08

Como Citar

Diniz, E. de C., Oliveira, H. A. de, & Freire, H. E. C. (2009). Simulação do controle de posição de um motor de indução trifásico utilizando controle vetorial indireto com controle de malha de corrente. Revista Tecnologia, 29(2). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/29

Edição

Seção

Artigos