Dano pelo sobrepeso de veículos comerciais ao pavimento flexível

Autores

  • Thaís Ferrari Réus
  • Carlos Alberto Prado da Silva Júnior Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.55-65

Resumo

O excesso de peso dos veículos comerciais é um dos principais problemas relativos à deterioração dos pavimentos. O objetivo deste trabalho foi verificar a adequação das cargas de tráfego à legislação, bem como quantificar o efeito de tal carregamento no pavimento. Para tanto, realizou-se simulações no programa ELSYM5 para a determinação das deformações do pavimento, empregadas no cálculo do Fator de Equivalência de Carga (FEC) empírico-mecanístico. Foram utilizados dados de pesagem do ano de 2009 de dois os postos localizados nas BR-153 e BR-369, situadas no norte do Paraná, bem como as cargas máximas permitidas por lei. Nos resultados, verificou-se um aumento de 5% a 40% nos FECs, em relação aos valores máximos. A partir dessa comparação, foi possível quantificar o efeito danoso proveniente do sobrepeso, em termos de equivalência ao do eixo padrão de 8,2 t, e perceber quanto o excesso de peso afeta o desempenho final do pavimento.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Réus, T. F., da Silva Júnior, C. A. P., & Fontenele, H. B. (2016). Dano pelo sobrepeso de veículos comerciais ao pavimento flexível. Revista Tecnologia, 35(1/2), 55–65. https://doi.org/10.5020/23180730.2014.V35.1/2.55-65

Edição

Seção

Artigos