O estudo da rigidez em lajes utilizando o parâmetro lambda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7932

Resumo

O cálculo de lajes pode ser realizado através de processos simplificados, tendo como o parâmetro lambda (λ) o dado inicial a ser determinado. Este valor é constituído pela razão entre o lado menos rígido (ly) e o lado mais rígido (lx). Tendo como base a Tabela de Marcus, na maioria dos casos, a viga com menor comprimento é a mais rígida, porém, isso pode variar em três exceções, que são: laje constituída por uma faixa com dois apoios simples e outra perpendicular com um apoio simples e um engastado (Caso 2); laje composta por uma faixa com dois apoios simples e outra perpendicular com dois apoios engastados (Caso 4); laje formada por uma faixa com um apoio simples e o outro engastado e uma segunda faixa com dois apoios engastados (Caso 5). Para a determinação do elemento de maior rigidez de forma simplificada, foram criados parâmetros a partir de métodos estatísticos gerados em função do deslocamento para cada tipo de faixa representada por viga. A amostra escolhida foi de 600 vigas, sendo 200 para cada um dos 3 casos. O coeficiente para definição do elemento de maior rigidez determinado para o caso 2 foi de 0,810975667, para o caso 4 tem-se 0,675694 e para o caso 5 obteve-se 0,839303. Além disso, pode-se perceber as particularidades para cada caso e o comportamento do gráfico de deslocamento, que varia para cada tipo de viga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson de Sousa Oliveira Neto, Universidade De Fortaleza - Unifor

Graduada em Estatística, Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestre em Logística e pesquisa operacional, Universidade Federal do Ceará – UFC, Doutora em Economia, Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora/Coordenadora de Área de Probabilidade e Estatística da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Osmar Alexandre do Amaral Neto, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduado em Engenharia Civil, Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Mestrando em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Coordenador do setor de comunicação da ABECE Inovação Fortaleza.

Vera Lúcia da Silva, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza, com experiência em cálculo estrutural e construção civil. Coordenador do setor de comunicação da ABECE Inovação Fortaleza.

Eduardo Cesar Cordeiro Leite, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), especialização em Análise de Sistemas pela Universidade de Fortaleza (1987) e doutorado em Estruturas pela Universidade de Stuttgart - Alemanha (2003). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade de Fortaleza. Tem experiência profissional na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos Estruturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Edifícios altos em Concreto Estrutural, Fundações e Bases de Máquinas, Fundações de Aerogeradores e Termo-Elétricas, Piso Industrial em Concreto Estrutural

Ítalo Linhares Salomão, Universidade de Fortaleza - Unifor

Mestre em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Engenheiro Civil formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui experiência no estudo e projeto de estruturas de concreto armado e protendido. Desenvolve pesquisa nos seguintes tópicos: fundações de aerogeradores, modelagem de novos sistemas estruturais em elementos finitos, fluxo de projetos estruturais utilizando a metologia BIM. Atualmente é coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Construção de Edifícios da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Oliveira Neto, G. de S., Amaral Neto, O. A. do, Silva, V. L. da, Leite, E. C. C., & Salomão, Ítalo L. (2018). O estudo da rigidez em lajes utilizando o parâmetro lambda. Revista Tecnologia, 39(2), 1–17. https://doi.org/10.5020/23180730.2018.7932

Edição

Seção

Artigos